domingo, 9 de junho de 2013

IDOSOS...

 Estive em  um asilo.... Fui lá para me oferecer  de voluntária para cuidar das mãos e pés daqueles que um dia  teve uma vida como a nossa,  a cada  um que  olhava , fazia varias perguntas sem respostas..Meu Deus porque?  Tentava disfarçar a tristeza,  comprimentei alguns idosos,  e conversava com eles como um bom conhecido.
O lugar é limpo,  e os idosos são bem tratados. isso   foi o que  pude observar,  entre uns dos idosos, estava uma senhora que estava lá   por conta dela mesmo, ainda não sei o que  a fez se instalar em um asilo, ela estava fazendo tricô. com certeza sairá  uma  linda  blusa de lã marron, ela ficou contente quando disse  que  queria umas aulas. Vi o brilho nos olhos dela, e respondeu com toda  delicadeza.. Será um prazer!

Todos  lá pareciam bem...alguns  com o olhar longeeeeeeeee....

Fui no dia de visita, e apareceram os filhos , noras , parentes e amigos  para  dar uma assistência.(não de  todos os idosos)

Pergunto de  novo!  -Porque?

A que ponto chega uma pessoa com  mal de alzheimer. Essa tal doença  Neurologica entre  tantas outras, que  fazem  esquecer  das coisas e depois são esquecidos pelas pessoas?
Por mais  limpo e bem tratados, ainda  assim vejo  como  o abandono, mesmo sabendo que  familiares não tem como manter em casa, por motivos que não cabe a mim julgar.




Talvez a minha maior  frustração que tive é saber que um  dia vou envelhecer, e como estarei, o que  meus filhos vão fazer comigo?  Será que terei amigos, amor de alguem? Afinal não tinha só Idosos  debilitados, havia tambem idosos sã, saudavel, consciente.

Muitas pessoas olham um idoso na rua e não dão um tustão por ele, não comprimenta, não são delicados, não dão preferências como no onibus, filas, e nem temos a paciência que os idosos merecem, pois alguns  não ouvem tão bem, cheiram a xixi, porque tem a bexiga solta, tem baba, e falam as mesmas coisas, que  quem não sabe  do que causa as palavras  repetitivas, acabam sendo zombados, motivos de chacotas.

Nem passa pela nossa cabeça que tamanha é a sabedoria de um idoso.
O quanto sabe sobre a vida, e que sua aparência foi bem melhor quanto a de hoje.
Que ja foram belos, formosos, sabios, bons conselheiros, e principalmente que a  educação deles  foram bem mais aplicadas do que  no tempo de hoje.

Seria  bom se todos tomassem o conhecimento que um dia seremos idosos, e que enquanto temos saude, somos mais jovens e mais  fortes, cuidamos com mais  carinho dos nossos idosos, que  temos em casa, ou que encontramos  pelas ruas,  que tratemos deles como gostariamos de sermos tratados, sem nenhuma indiferença.
Eles só precisam ser ouvidos,  precisam de um abraço ou de um sorriso.

Seja feliz  fazendo  um idoso feliz.