sábado, 28 de abril de 2012

Dormir Bem

Começar o dia de bom humor, descansar, relaxar, sonhar... Esses são alguns dos benefícios que a noite de sono bem dormida pode proporcionar. O sono é um período de repouso que o organismo necessita para renovar as energias. É durante essa etapa que o cérebro trabalha num ritmo maior sendo possível aprender coisas novas, selecionar o que deve ficar na memória e o que pode ser jogado fora.

Muitas pessoas não dormem muito bem e isso pode fazer até mal para saúde, as causas da insônia é depressão, stress, ansiedade e cafeina.
Segue ai algumas boas dicas para se ter uma boa noite de sono e com isso ter uma rotina mais tranquila e uma vida saudável.

Tente manter um horário fixo: levantar-se sempre na mesma hora, se for se deitar tarde num dia e acordar muito tarde no outro com certeza terá problemas durante o dia.

Faça exercícios: fazer exercícios regularmente é bom mais não é necessário ultrapassar de 20 ou 30 minutos por dia (caminhada, natação, bicicleta e etc…), ou então um esporte três vezes por semana.

Cuidado com os estimuladores: prestar atenção no que ingere como chá, café, refrigerante e chocolate são bons exemplos de estimuladores para a falta de sono.

Evite fumar: A nicotina é ainda mais estimulante do que a cafeína.

Bebidas alcoólicas: Embora o álcool seja o mais antigo e mais popular sinônimo do sono, ele pode se tornar o inimigo de uma noite bem dormida.

Busque qualidade e não quantidade: Seis horas de sono profundo podem fazer com que você sinta-se melhor, do que oito horas de sono leve e interrompido. Não se deve dormir mais do que o necessário.

O famoso cochilo depois de comer: Como é bom dormir um pouquinho depois de comer não é?Isso não é proibido contanto que não atrapalhe o sono durante a noite, se isso acontecer atente-o com um exercício.

Ritual do sono: você pode criar um ritual, como por exemplo, ouvir uma musica tranqüila, tomar uma ducha antes de dormir ou então ler um pouco, isso pode te deixar mais relaxado e com isso dormir melhor.

Não se esqueça do stress, ele é também um motivo para não se dormir bem, stres no trabalho na vida pessoal e social pode ser muito pior do que muito cansaço físico.

Manter uma coluna alinhada significa evitar dormir com a coluna curva. O travesseiro tem um papel fundamental nessa hora. O travesseiro deve ter uma altura que se adéqüe entre a distância do ombro / coluna cervical e a sustentação, cabeça. Para quem dorme de barriga para cima, por exemplo, o travesseiro mais indicado são os baixos, que deverão preencher o espaço entre a cervical e a nuca, evitando a hiperflexão do pescoço.
Relaxar os músculos para dormir. Este é o grande segredo para garantir uma boa noite de sono. É a grande dificuldade de relaxar que pode provocar o mal estar, em muitas pessoas que acordam com dor. A melhor forma para que esta situação seja contornada é começar a relaxar algumas horas antes de ir para a cama. Ao deitar-se, é sempre uma boa idéia permanecer alguns minutos com a luz apagada, conscientizando-se sobre a postura do corpo e procurando soltar os músculos tensos. Lembre-se de que seu corpo estará durante algumas horas em repouso, e é fundamental que ele esteja bem e relaxado.
Passamos um quarto do dia dormindo – de seis a oito horas. Está na hora de observar se o seu travesseiro está adequado. Depois disso, é só relaxar e bom sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário