segunda-feira, 23 de abril de 2012

Seja Feliz dizendo NÃO

“Não diga sim quando você quer dizer não”.
O mais importante é que você consiga ser coerente com seus valores. Não é não. Sim é sim. Isso é assertividade. Não engane as pessoas dizendo sim quando seu sentimento é para não, porque você está se enganando. Você acaba se confundindo e nem você mais sabe o que quer. Muita gente tem essa dificuldade. Elas concordam quando queriam discordar. Na psicologia diz,  que estas pessoas têm dificuldade de auto-afirmação, não são assertivas.

Veja bem, enquanto a pessoa não mudar ela vai achar que ela tem que dizer sempre sim porque para ela isso garante que ela nunca vai ser criticada por ninguém.s essas pessoas se colocam: compra coisas que não quer porque não consegue falar não para o vendedor. Não consegue provar uma roupa e sair da loja sem comprar nada. Ou então se comprou alguma coisa com defeito, ela “engole” esse defeito e não devolve. E no cinema, sabe aquele chato que fica batendo na sua cadeira ou falando alto, quem não sabe falar não também não é capaz de pedir para essas pessoas respeitar seu espaço. E os amigos? Esses amigos que pedem coisas que você não quer fazer, aí para não perder o amigo, para não se indispor, ou seja, você não sabe falar não e acaba fazendo cada favor para os outros, cada coisa sem sentido, você vai na casa do ex dele pedir um disco de volta, coisa que você sabe que não devia fazer, que não quer fazer mas não consegue falar não. E convites do chefe, aquela festinha chata, você só vai para marcar presença, nem é tão importante assim, ele nem percebe que você esteve lá, mas você não conseguiu dizer não, não foi assertivo.

 No fundo esse comportamento de dizer sim quando quer dizer não é auto-proteção. A pessoa crê que está se defendendo de um mundo exigente. Mas vai ter uma hora em que ela vai perceber que ninguém consegue agradar a todo mundo o tempo todo, ninguém consegue. É nessa hora que a pessoa precisa de apoio, porque quando ela descobre que é impossível agradar a todo mundo o tempo todo ela cai em depressão, ela se desespera, ou tem crises de ansiedade, pode até entrar em pânico e desenvolver uma síndrome do pânico.
“Quando a pessoa abandona a meta impossível: de ”ser perfeito” ela ganha leveza de espírito”. Vou Repetir. Portanto gente diga sim só quando você quer dizer sim. Porque é impossível agradar a todo mundo o tempo todo e você não precisa sentir culpa por isso. Medo de errar gera mais medo ainda, e quanto mais medo menos coisas você faz para sua própria realização.

Um comentário: