quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sogra e Nora




Hummmmm  coitada da SOGRA,  dizem tantas coisas sobre essa pessoa que chega a dar dó!!
Será mesmo que  ela  é  o diabo em forma de gente, a cobra , jararaca, a insuportavel, indesajavel..........

Fazem frases  horriveis  sobre elas, tais como:
A única coisa que fez minha sogra sair do estado de coma foi um flautista indiano.
Minha sogra tem a língua tão afiada que é capaz de descascar um coco.
Minha sogra comentou no Facebook que estava a beira de um precipício. Fui lá e cutuquei a véia.´

Claro que tem um certo exagero nisso tudo ai.. Calma lá!!!

É facil entender.. vou tentar explicar
As mães sempre sabem que os filhos vão  crescer, e que terão seus espaços, mas em momento algum, imaginam viver sem eles, e é ai que tudo começa.. Quando o filho  fica com um relacionamento mais serio, onde  se apaixona e leva a sua  futura  esposa  pra casa, dai sim é onde tudo começa!!

A mãe inconscientemente vai ficando com ciumes,achando que o filho é uma disputa .. e a nora achando que  a sogra seria a rival...

A sogra sempre se acha no direito de  interferir no relacionamento do filho, querer decidir por ele,
se envolve no problema sem ser chamada..Na verdade pode surgir, uma tendência, muitas vezes inconsciente, de criticar a nora em todas as suas ações e gestos, multiplicando os conselhos e tentando recolocar o filho sob sua influência.( o que é  absolutamente  constrangedor).

Essa relação pode ficar ainda pior quando ambas necessitam morar na mesma residência, seja por dificuldades financeiras do casal ou pelo fato da sogra não ter condições de morar sozinha. O ideal seria evitar ao máximo morar junto com parentes, para que o relacionamento do casal não se desgaste ou sofra com interferências externas. Mas se a situação é inevitável, o ideal é que a sogra não interfira na vida da nora, evite frases maldosas e em hipótese alguma interfira nas brigas ou discussões do casal.
Os conflitos e problemas podem e devem ser administrados de forma saudável. Se ambas (ou uma das partes) amadurecerem emocionalmente, poderão compreender-se mutuamente e tomarão consciência que não precisam competir, já que cada uma exerce um papel diferente na vida do homem. Provavelmente, este seja um grande desafio para ambas as partes, que necessita ser superado para que haja a construção de uma relação saudável.

Isso vale para  nora/genro.. algumas dicas pra melhorar o relacionamento..

1.A intimidade do casal deve ser preservada acima de tudo. Se você dá intimidade, também concede liberdade para que ela entre em sua vida. Reserve-se e seja discreto com relação ao seu cotidiano (seja o filho, genro/nora). Não dê espaço para que ela entre demais na vida do casal.

2.Costume receber a sogra da melhor forma possível, com respeito, educação e afeto. Com um tempo, isso pode mudar e fazer com que ela lhe veja com outros olhos e até melhore a convivência entre vocês.

3.Algumas sogras têm a mania de falar o que e como tudo deve ser feito na vida do casal. Ou seja, intrometer em tudo. Deixe que fale até babar! Você não precisa fazer absolutamente nada do que ela diz. Não a confronte! Concorde no momento, mas depois faça do seu jeito! No final é o casal organiza a sua vida! Não ela! Lembre-se disso!

4.Quem não gosta de um agrado? Todos gostam! Ás vezes compre ou faça algo que sabe que ela possa gostar. Pode ser um vaso ou ramalhete de flores, um passeio em família, sair pra almoçar ou jantar fora, presentear com bombons. Claro que isso a deixa feliz! Pequenos gestos mudam muita coisa

Outro ponto importante é que a privacidade do casal deve ser sempre respeitada em todas as circunstâncias. Os problemas e insatisfações devem ser resolvidos somente entre o casal. Isso é maduro e sadio! Os filhos(as) não devem ficar se abrindo com a mãe para criticar o cônjuge.

Por outro lado, nem tudo é problema com a sogra.
Ás vezes, o cônjuge possui uma certa implicância com a sogra, fala mal dela e atribui como intromissão qualquer conselho. A mãe é a mulher mais importante da vida do seu parceiro (ou parceira). Seja qual for sua opinião sobre a sua sogra, respeite-a.
Além disso, muitas coisas que ela faz são tentativas de participar de alguma maneira da vida do filho(a). Não dá para competir com ela. São relações diferentes e não estão no mesmo plano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário